Como funciona o Refinanciamento de Empréstimo Consignado?

Atualizado: 14 de jul. de 2021


Em comparação com outros métodos de captação de recursos no mercado, os empréstimos consignados apresentam várias vantagens.

Isso inclui a redução das taxas de juros, a flexibilidade dos prazos e a redução da probabilidade de inadimplência. Mas há outro benefício importante no consignado.

Esse é chamado de refinanciamento de empréstimo consignado.

Essa opção é adequada para clientes que já possuem contrato de linha de crédito no consignado e pagaram um determinado percentual das parcelas, mas desejam reduzir as taxas de juros, aumentar prazos ou apenas obter novos incentivos financeiros.

Também conhecido como renovação, o refinanciamento de empréstimos consignado é uma forma de obter um prazo mais longo ou um novo crédito advindo de um contrato existente.

A operação é muito simples, prolongue o prazo de pagamento de acordo com a negociação. É como se o contrato tivesse voltado ao ponto de partida e reiniciado para obter um crédito novo.


Margem consignável


Você precisa entender que não tem como refinanciar uma margem, a margem é um percentual estipulado por lei (um teto máximo) que o cliente pode usar de parcela para um empréstimo consignado novo, ela varia conforme órgãos. Saiba mais sobre a margem do consignado na matéria em nosso blog : O que é Crédito Consignado.

Você só pode refinanciar algo que já existe.

Um contrato vigente.


Quais as condições para fazer refinanciamento?


O principal requisito para o refinanciamento de empréstimos consignado é o pagamento de uma porcentagem consistente das prestações.

De modo geral, os bancos exigem uma amortização da dívida existente em torno de 15% a 30% antes para que possa ser feito uma renovação, esse percentual varia conforme as normas dos bancos, as taxas que se encontram o contrato original e o saldo devedor.

Além disso, é claro, os clientes devem continuar a se enquadrar nas categorias em que os empréstimos consignados podem ser usados.

Saiba as categorias que podem fazer um empréstimo consignado e detalhes de como funciona o crédito consignado na matéria completa em nosso blog: O que é Crédito Consignado.



Quando posso refinanciar um contrato?


As regras gerais de refinanciamento estão previstas na Lei nº 10.820 / 2003, que regulamenta tais contratos.

Além dos empréstimos, o refinanciamento de empréstimos consignado requer uma análise aprofundada por parte dos clientes.


Deve levar em consideração seus compromissos financeiros, pois caso tenha margem para um contrato novo é sempre melhor fazer um contrato novo, pois no refinanciamento, apesar de não mexer no salário pois utiliza a parcela que já possui, você reinicia uma dívida já existente.

Um contrato novo é um novo desconto em seu salário, mexe em sua margem, mas o que você já pagava continua de onde estava, não mexe nas parcelas que já possui, de forma que continua amortizando a dívida para terminar no prazo já previsto contratado anteriormente.

De modo geral, quando o cliente busca um empréstimo e não pode mexer mais em seu salário para não se comprometer a mais mensalmente, o refinanciamento do empréstimo é uma boa opção pois libera um crédito de forma rápida apenas renegociando os contratos que você já possui.


A busca de um novo fôlego para um projeto ou mesmo a quitação de dívidas antigas também são opções interessantes onde o crédito consignado pode te ajudar.


Pensando em pedir um empréstimo consignado? A Mastercred pode te ajudar, trazemos informações atuais e adequadas para que você faça um bom negócio.

Simule na Mastercred.





#CréditoConsiciente

#CorrespondenteConsciente

#Mastercred

#Mastercred Informa

#Fique Ligado








130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo