O que é Crédito Consignado?

Atualizado: 28 de mai. de 2021


O crédito consignado é uma modalidade especial de crédito para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e instituições públicas conveniadas.

É uma modalidade de crédito que não exige fiador, tem melhores condições, por exemplo, em comparação com o empréstimo pessoal, a taxa de juros é bem menor e o parcelamento além de flexível com prazos maiores para pagamento, as parcelas são descontadas diretamente do seu salário ou do benefício do INSS.


Você pode contratar um empréstimo consignado desde que seja beneficiário do INSS ou empregado de empresas que possuem acordos com instituições financeiras que concedem empréstimos consignado, servidores públicos ou aposentados de órgãos municipais, estaduais e federais, militares ou aposentados das Forças Armadas.


Como contratar um Crédito Consignado?


Se ainda não tem alguma dúvida de como obter um empréstimo consignado, não perca mais tempo. Neste artigo, explicaremos o que você precisa fazer para obter um empréstimo rápido, fácil e sem burocracia.

Portanto, é hora de descobrir quem pode e quem não pode, e muitas outras informações necessárias para solicitar um empréstimo consignado.


Requisitos para contratação de empréstimos consignados:

Aposentados e pensionistas do INSS, funcionários públicos efetivos (ativos e inativos), trabalhadores celetistas e militares (Forças Armadas) podem contratar um empréstimos consigando.

No entanto, um profissional de CLT precisa verificar se a empresa para a qual trabalha oferece esse tipo de benefício.


É importante lembrar que nenhuma empresa é obrigada a fornecer este benefício aos funcionários.


Até que idade posso contratar um empréstimo?

A idade mínima e máxima é definida pelo as normas de cada banco. Ou seja, podem variar de instituição para instituição. A idade afeta na contratação de empréstimo. Portanto, as condições de pagamento são diferentes para cada faixa etária. Conforme a idade alguns bancos deixam de atender no prazo máximo.

Que para aposentados e pensionistas do INSS, o prazo máximo pode chegar a 84 meses.

Para funcionários públicos podem chegar em até 96 meses, no máximo, conforme cada convênio


É necessário ter renda fixa comprovada.

Comprovando através de um contracheque ou possuir um benefício (que seja consignável) do INSS é um dos pré-requisitos para a contração de um empréstimo consignado.

Essa modalidade de empréstimo é aplicável apenas a grupos com renda fixa como já explicado, e é por isso que o consignado possui uma taxa de juros mais barata do que outras linhas de crédito como por exemplo o crédito pessoal.

Portanto, infelizmente, não foi liberado para trabalhadores autônomos ou de meio período.

Porém é uma linha de crédito que não consulta restrições.


Documentação necessária para você contratar:


Forneça os documentos necessários.

Crédito sem burocracia no processo de contratação.

Os documentos necessários para simulação e assinatura:


RG ou CPF;

Comprovante de residência atual (prazo máximo de 60 a 90 dias) * alguns bancos não exigem.

Contracheque atual (nos casos de servidores, você tem acesso ao portal do servidor), Extrato de empréstimo atual (nos casos de beneficiários do INSS, esse extrato você tira de dentro do portal Meu INSS)


Todos os documentos devem estar em nome do contratante.

Na simulação ou assinatura de um contrato, o fornecimento de documentação correta e legível é fundamental para a aprovação e emissão do crédito consignado.


Até quanto posso pagar em um empréstimo consignado?


A margem é o valor de parcela que a pessoa pode pagar descontando direto de seu salário por mês. O percentual para servidores públicos federais e beneficiários do INSS é de 35% do salário líquido para empréstimo e 5% para cartão consignado, totalizando percentual máximo de descontos de 40%. Válidos para quem contratar até dia 31 de dezembro de 2021 (por força de lei, a partir de janeiro de 2022 está previsto voltar para os percentuais antigo de 30% para empréstimo e 5% para cartão consignado, lembrando que os servidores e beneficiários do INSS que utilizarem dessa margem extra de 5% não ficará de com a margem negativa quando mudarem os percentuais, porém quem não pegar esse percentual não terá direito após 31 de dezembro de 2021), servidores estaduais os percentuais de empréstimos são os mesmo que o servidores federais 35% porém o cartão consignado é de 10%, e no caso de Forçar Armadas variam, algumas categorias pode chegar até 70% de margem para empréstimo consignado.


O valor do empréstimo contratado aprovado só pode ser depositado em conta corrente ou poupança, quando o cliente não possui uma conta alguns bancos deixam fazer o pagamento como Ordem de Pagamento (nesse caso o cliente pega o crédito na agencia mais próxima com seu documento de identificação).

Não é necessário abrir uma conta no banco onde solicitou o empréstimo.

A conta bancária deve estar em nome do titular. Transferência não autorizada para uma conta de terceiros. Essa é uma medida do banco para garantir maior segurança.

Fique atento com golpes e fraudes!


Tenha cuidado ao solicitar um empréstimo.

Desconfie de instituições que exigem depósitos antecipados para liberar empréstimos.

Ofertas exageradas, observe quando vêm principalmente de e-mails e telefonemas.

Não forneça seus dados pessoais a empresas desconhecidas.

Depois de ler todo o conteúdo, assine o documento e preste atenção a todas as cláusulas do contrato.

Mesmo hoje com as vantagens da assinatura digital, e segurança da validação biométrica facial, sempre é bom ter cuidado!

Cuidado com links falsos, links de contratos que você não solicitou. Fique ligado.

Procure seu correspondente de confiança.


Os empréstimos consignados têm a menor taxa de juros.


Simule e verifique um orçamento.


#CréditoConsciente

#Mastercred

#emprésimo

#consignado

#aposentados

#pensionista

#servidores públicos

#empréstimo consignado

#crédito

#crédito consignado

#crédito barato

#menor taxa de juros
















150 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo