Fraudes no consignado e como agir:

Atualizado: 4 de jun. de 2021


Existem vários tipos de fraudes na área financeira, vamos citar alguns exemplos aqui para você ficar atento ao que realmente acontece.


Normalmente os criminosos fingem ser o portador do benefício e pegam dinheiro emprestado em bancos, utilizando documentos falsos com dados da vítima.


Antigamente era obrigatório a presença do cliente para assinatura de contrato para liberação de um crédito consignado, porém com documentos falsos o golpista se passava com facilidade em agências de crédito, fazendo o empréstimo utilizando dados da vítima, usando contas frias (de terceiros) para o recebimento do dinheiro, e a vítima só se dava conta da fraude quando ao receber o salário do mês seguinte a vítima percebia o desconto indevido em seu pagamento.


Os beneficiários do INSS (aposentados e pensionistas) são os mais atingidos.



Outro tipo de fraude, onde o cliente é abordado por várias ligações, não aceita a proposta e simplesmente o golpista neste caso específico algum correspondente mal intencionado, que trabalha da forma errada, faz a contratação onde o crédito cai na conta do cliente e ele só vai ver quando for ao banco receber seu salário e percebe que tem um valor maior que o normal em sua conta e quando vai verificar já está previsto o desconto em seu benefício.

Esses golpistas possuem sistema de gravação em suas ligações onde editam as gravações e fazem com que a vítima tivesse aceitado a contratação da proposta. Ou apenas conseguem a documentação da vítima e falsificam a assinatura desse cliente.

Quando o cliente solicita ao banco a cópia do contrato em questão onde ele não solicitou, é surpreendido por uma assinatura que não é a sua.



Também tem quando a vítima é abordada por uma ligação, onde oferecem valores absurdamente altos, propostas irrecusáveis, fazem pressão para que o cliente feche o negócio naquele momento, pois é uma oportunidade única, e o cliente sem pensar aceita, com medo de perder a super oferta, porem quando os valores caem na conta da vítima não é o valor oferecido ou a parcela não é a ofertada...


Agora com a era digital, ficou mais seguro.

Trabalhos que antes eram feitos pessoalmente, que exigiam o uso de contratos físicos e assinaturas em papel e caneta, agora podem ser feitos por meio de links, fotos de documentos e assinaturas digitais.

Essa nomenclatura foi feita para diminuir as fraudes via contrato físico como citado acima em exemplo.

Sim o formato digital é a melhor forma para contratação de um crédito consignado, pois a maioria dos bancos que utilizam dessa plataforma digital, possuem a ação de análise biométrica facial através de uma foto “tipo selfie” que o cliente é obrigado a tirar.

Infelizmente essa modalidade não atende ainda clientes analfabetos (apenas quem assina no documento).

No link enviado pelo banco vem todos os detalhes da contratação. Leia com atenção.


Mesmo com todos esses cuidados da tecnologia a nosso favor para acabar com as fraudes, ainda assim vários aposentados e pensionistas do INSS e servidores estão sendo bombardeados por links de diversos bancos com propostas que não solicitaram na tentativa de que o cliente aceite.

Esses links são enviados pelos bancos por propostas feitas por correspondentes bancários que agem de forma errada, e de má fé.

Com esse bombardeio de links que são enviados para diversas pessoas diariamente, tomem cuidado.


Quando realmente o cliente solicitar um crédito com um correspondente de sua confiança é necessário saber se o link que chegou para ele é realmente sobre o contrato que ele solicitou e que veio da empresa em que solicitou o crédito.



Fique ligado!

Sua assinatura pode até ser falsificada, mas seu rosto não!


Dicas para você se prevenir e se proteger:


Fique sempre em alerta,


  • Beneficiários do INSS, se você ainda não tem acesso ao sistema do MEU INSS, corra atrás e solicite a sua senha.

  • Acesse o sistema do INSS pelo menos uma vez na semana, verifique seus contratos, quantidade de parcelas pagas. Quantidade de parcelas feitas de cada contrato.

E confirme sua margem (caso você tenha margem disponível), tendo ciência que não mexeram nos seus dados.

  • Ao atender um telefonema de números desconhecidos, tomem cuidado ao aceitar, ou dizer sim durante a ligação.

  • Não passe dados como CPF, e outros documentos por telefone ou WhatsApp para estranhos.

Todas essas dicas servem também para o servidor público, fique atento com as atualizações de consignações no portal do servidor.


  • Certifique-se que está fazendo seu contrato com um corresponde correto, de confiança!

  • Não abra ou responda links e mensagens enviadas para seu telefone, caso você não tenha solicitado nenhum tipo de crédito.

Se você solicitou, verifique com seu correspondente se realmente aquela mensagem pertence ao contrato solicitado por você!


O que fazer se cair em golpe ou contratação foi fraudulenta?



É preciso verificar se caiu algum crédito indevido em sua conta, se caiu, é preciso saber qual instituição bancária fez a TED.

Conseguiu verificar, é necessário ligar nesse banco alegando que não reconhece o contrato, solicite o boleto para devolver o valor indevido.

Caso não consiga falar com o banco, vá ao Procon mais próximo.

Leve o extrato bancário confirmando o valor em conta e o extrato de empréstimo de dentro do sistema do INSS, comprovando os dados do contrato feito de forma indevida, com o número do contrato, valor de parcela e nome do banco.

Solicite ao conseguir contato com o banco o nome e dados do correspondente que fez a contratação indevida.

Sempre anote os protocolos das ligações.


Mesmo que o dinheiro não esteja em sua conta e você verificou algum desconto indevido, faça os mesmos procedimentos.


Caso não consiga resolver de forma pacífica e rápida, faça uma reclamação junto ao Banco Central e portando todos os protocolos de reclamações procure seus direitos na justiça.


Não deixe de lado!

Fraude é coisa séria.


Fique ligado.


Faça uma simulação de empréstimo.


#CréditoConsciente

#Mastercred

#Mastercred Informa








134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo